Projetos do Grupo


Significações da Docência na EBPT


Coordenador Prof. Dr. Vantoir Roberto Brancher 

Financiamento FAPERGS e IFFar

Bolsista  Fapergs:  Alana Minuzzi Piazer (IFFar/JA) 

Situação (Em andamento) 


Com o objetivo de conhecer as imagens de docência dos professores da Educação Básica, Profissional, Técnica e Tecnológica - EBPT, no sentido de analisar as repercussões dessas concepções nas práticas pedagógicas, elaborou-se a presente investigação. Diante desse propósito, se problematiza: Quais as imagens de docência dos professores da EBPT e como essas imagens têm repercutido nas práticas pedagógicas nas instituições de ensino? Como objetivo específico, busca-se identificar as principais concepções dos docentes que atuam na EBPT sobre a docência, bem como quais as principais práticas pedagógicas desenvolvidas por eles nesta modalidade de ensino, averiguando como e por que elas são concebidas. A partir desse mapeamento, busca-se traçar algumas categorias/significações das concepções identificadas no estudo e seu impacto no ensino e na aprendizagem, a fim de delinear uma radiografia das imagens de docência instituídas nos diferentes espaços educativos, fomentando práticas pedagógicas inovadoras e comprometidas com a educação crítica e emancipadora. A metodologia pauta-se nos procedimentos da abordagem qualitativa. A coleta dos dados ocorrerá por meio de entrevista semiestruturada e a análise ocorrerá por meio de Análise de Conteúdo Categorial-temática.

  • As representações de Inclusão em um Instituto Federal de Educação do RS: repensando processos formativos

  • Coordenador: Prof. Dr. Vantoir Roberto Brancher

  • Financiamento FAPERGS- IFFar

  • Situação (Concluído) 

Este projeto pretende conhecer "Quais são as representações de inclusão instituídas nos servidores de um Instituto Federal de Educação do RS e como estas representações têm repercutido nas ações, programas e projetos desenvolvidos na Instituição?". Através de uma abordagem qualitativa, buscamos conhecer as representações sociais definidas a partir da institucionalização das ações afirmativas de um Instituto Federal do RS e avaliar as alterações sociais geradas pela política inclusiva da Instituição. A população desta pesquisa foram os servidores dos variados Campus da Instituição. Trabalhou-se com uma amostra intencional de 10% dos servidores efetivos da Instituição a partir dos seguintes critérios de exclusão: não aceitarem participar da entrevista; não assinarem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Em persistência da amostra maior que do percentual pré-definido, realizou-se sorteio aleatório simples entre as variadas Diretorias de cada Campus. A coleta dos dados ocorreu através dos seguintes momentos: pré-análise, encontrando os pontos chave para elencar o quadro de hipóteses que darão sentido a esta análise, exploração de material: estabelecendo classificação das análises pré-existentes e tratamento dos resultados obtidos, interpretação e categorização. Assim, definindo as estratégias e ações de formação continuada com temáticas inclusivas para todos os servidores dos campus, procurando fazer intercâmbio em pesquisas e socializar seus resultados em publicações internas e externas ao Instituto.

Trajetos Formativos e Saberes Docentes em Gastronomia: a vivência da docência em EBPTT para além das panelas

Autora:  TAUANE CAROLINA PARODI BE 

Orientador : Prof. Dr. Vantoir Roberto Brancher 

Situação: Projeto de Mestrado em Desenvolvimento 

Com o objetivo de compreender a docência em Gastronomia na Educação Profissional e Tecnológica - EPT, no sentido de analisar as repercussões dessas concepções nas práticas pedagógicas, elaborou-se a presente investigação. Diante desse propósito, se problematiza: Quais os saberes docentes, modelos pedagógicos e trajetos formativos têm alicerçado os fazeres dos docentes em Gastronomia, atuantes na rede EBPTT? Como objetivos específicos buscou-se analisar os modelos pedagógicos que subsidiam o ensino da Gastronomia, bem como verificar os saberes docentes destes professores, além de compreender o trajeto formativo de docentes em Gastronomia. A metodologia pauta-se nos procedimentos da abordagem qualitativa. A coleta dos dados ocorrerá por meio de recolhimento de planos de ensino visto como "boas aulas" por estes docentes, observação de uma prática pedagógica, entrevista semiestruturada e encontros em grupo focal na intencionalidade de gerar reflexões acerca da complexidade da docência. Desse mapeamento, procura-se por fim, materializar um compêndio traçando as boas práticas de ensino em Gastronomia na visão e com base na vivência destes profissionais.

Atuação Profissional de Egressos de Cursos de Licenciatura do IF Farroupilha


  • Coordenadora: Profª. Drª Neiva Auler 

  • Financiamento CNPq - IFFar

  • Situação: Em andamento 

  • Bolsista : 

O IF Farroupilha, atualmente, é constituído por uma estrutura de 11 (onze) Campi, situados em diferentes Municípios do Estado do Rio Grande do Sul. Destes, 09 ofertam cursos de licenciatura. Assim, considerando o significativo número de licenciaturas que o mesmo contempla, justifica-se analisar e compreender a atuação do profissional egresso, assim como, se necessário, sinalizar redimensionamentos no processo formativo. Desse contexto surge o problema de pesquisa: Como tem ocorrido a atuação profissional dos egressos dos cursos de licenciatura do IF Farroupilha? Quais as contribuições e lacunas dessa formação frente ao campo profissional da docência? Objetiva-se compreender e analisar a atuação profissional de egressos dos cursos de licenciaturas, do IF Farroupilha, em exercício na docência. O encaminhamento teórico-metodológicos estará constituído de duas etapas. Na primeira, será realizada uma pesquisa quantitativa cujo encaminhamento dar-se-á através de um questionário o qual objetiva identificar a quantidade de egressos que efetivamente atuam na docência. A partir dos resultados dessa etapa, na continuidade, a pesquisa focalizará somente aqueles egressos em exercício na docência. Esse segundo encaminhamento será de natureza qualitativa, mediante um questionário, complementado por entrevistas. Os elementos encontrados no questionário e entrevistas constituirão o corpus de análise, o qual será submetido a análise textual discursiva (ATD). Dentre os resultados esperados, destaca-se: Produção de conhecimento teórico-metodológico sobre a formação oferecida nas licenciaturas da instituição; identificação de fragilidades formativas e sinalização de redimensionamentos necessários; estabelecimento de uma política de acompanhamento e integração de egressos dos cursos de licenciatura; divulgação do conhecimento produzido. Em relação aos benefícios esperados para a sociedade, destaca-se a avaliação do processo de atuação profissional de licenciados egressos, mediante a reflexão sobre fragilidades, desafios e potencialidades, propiciando avanços no campo teórico-metodológico, sinalizadores de uma atuação mais consistentes desses profissionais, contribuindo para a melhoria da educação básica na região de abrangência da instituição..

Magma©Todos os direitos reservados. contatos vantoir.brancher@iffarroupilha.edu.br
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora