Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT/UFSM) tem artigo aceito para publicação na Revista Diversidade e Educação 

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT/UFSM), tem artigo intitulado "Docentes LGBT: o que tem abordado as pesquisas contemporâneas?" aceito para publicação na Revista Educação e Diversidade da Universidade Federal de Rio Grande (FURG). O artigo é resultado do estado da arte acerca das publicações contemporâneas sobre Gênero e Diversidade sexual.


Bolsista do MAGMA/ IFFAR apresenta trabalho no MOBREC/SM 2019 

Bolsista do MAGMA IFFAR apresenta trabalho no MOBREC/SM 2019. 

O evento ocorreu entre os dias 04 e 07 do mês de junho de 2019 no Clube Recreativo Dores em Santa Maria - RS. O tema do trabalho apresentado foi "Aprendizagem da Docência na EBPT: o imaginário instituído dos professores".  O trabalho é vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Inicial e Continuada de Professores e emergiu a partir das análises oriundas da pesquisa nas quais se relata quais foram as trajetórias dos docentes entrevistados, bem como os desafios enfrentados na sua aprendizagem docente da EBPT.

Notícia elaborada por Alana Minuzzi Piazer 

Coordenador do Magma é o mais novo membro do Staff científico da Editora Brasil Publishing


No dia 30 de abril de 2019 o Professor e coordenador do MAGMA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Inicial e Continuada de Professores foi certificado como membro do Staff científico da Editora Brasil Publishing.

A Editora Brasil Publishing possui ao todo 9 comitês científicos, para cada grande área. Os membros do Comité Científico agem como organizadores de modo a garantir a qualidade e a integridade científica das obras publicadas pela editora. Vantoir Brancher foi instituído membro do Comitê Multidisciplinar, como representante da área de Educação no comitê interdisciplinar. Informações da Editora podem ser encontradas no site https://aeditora.com.br/ 

Maiores informações contate vantoir.brancher@iffarroupilha.edu.br Notícia elaborada por Taisson Pedrozo Cogo.


Grupo Magma acolhe solicitação de ação de formação permanente em escolas da região

O grupo MAGMA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Inicial e Continuada de Professores recebeu solicitação de ação de formação permanente de duas escolas da região.

As tratativas com a Escola Estadual Monsenhor Assis, de Santiago tiveram início dia 7 de março, em reunião que aconteceu na própria escola entre os membros do grupo MAGMA e a direção. Nessa ocasião ocorrerram os primeiros encaminhamentos relacionadas a forma que irá acontecer a formação permanente na escola.

A outra escola que procurou o grupo solicitando ações de formação permanente foi o Colégio Estadual Professor Antônio Lemos de Araújo, do município de cacequi, as tratativas aconteceram no dia 21 de março em reunião entre a equipe diretiva da escola e líderes do grupo MAGMA.

As atividades de formação permanente iniciaram no dia 04/04/19 às 16:00 nas dependências da Escola.

Maiores informações contate vantoir.brancher@iffarroupilha.edu.brNotícia elaborada por Taisson Pedrozo Cogo


Coordenador do grupo MAGMA recebe convite para membro de Editora

O professor e coordenador do grupo MAGMA recebeu nesta quarta-feira, 3 de abril de 2019, convite da Editora Brazil Publishing Autores e Editores Associados, para ser membro do seu Staff Científico.

Esta editora tem por premissa que o conhecimento deva ser compartilhado, e sua política editorial é baseada em mecanismos de valorização da produção do pesquisador, apoiando-se nas mais recentes ferramentas de busca e plataformas de indexação. Além disso, a editora exalta a escrita, assim como os construtores do conhecimento, que são os autores, professores e pesquisadores.

As atribuições deste Staff Científico são representativas. No convite o representante da Editora Brazil Publishing Autores e Editores Associados, Yuri Berri, afirma que ficaria honrado em ter o nome o coordenador do MAGMA na lista oficial de professores que contribuem com a editora. Informações da Editora podem ser encontradas no site https://aeditora.com.br/ 

Maiores informações contate vantoir.brancher@iffarroupilha.edu.br  Notícia elaborada por Taisson Pedrozo Cogo.


Bolsista do MAGMA apresenta trabalho na IX MEPT


Bolsista FAPERGS, Alana Minuzzi Piazer, participou da IX Mostra de Educação Profissional e Tecnológica (MEPT), que ocorreu no dia 17 de outubro de 2018, no IFFar Campus de Frederico Westphalen. A estudante apresentando o trabalho intitulado "Representações da Docência na EBPT: dentre saberes e fazeres". O trabalho consiste em socialização de resultados da pesquisa realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Inicial e Continuada de Professores - MAGMA, do IF FARROUPILHA intitulada "Significações da Docência na EBPT", o qual visa conhecer o imaginário dos professores no que tange a docência na EBPT (Educação Básica, Profissional, Técnica e Tecnológica).

A bolsista socializou o relato da pesquisa explanando sobre as atividades que estão sendo realizadas bem como resultados obtidos a partir da análise das narrativas orais de professores.

Maiores informações contate vantoir.brancher@iffarroupilha.edu.br  Notícia Elaborada por Taisson Pedrozo Cogo e Alana Minuzzi Piazer

Participantes do MAGMA aprovam três artigos completos no X CIDU 

O evento é organizado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS - com o apoio do Centro de Estudos em Educação Superior - CEES/PUCRS e promovido pela Associação Ibero-americana de Docência Universitária - AIDU. É um congresso destinado a promover um espaço de encontro entre professores, estudantes e pesquisadores, de diferentes áreas do conhecimento, de países da Comunidade Europeia e da América Latina. O X CIDU - Congresso Ibero-americano de Docência Universitária tem como tema central o Envolvimento Estudantil na Educação Superior, sendo este um tema relevante e de expressivo interesse na atualidade.

Os cronogramas de apresentação e trabalhos dos integrantes do MAGMA são os seguintes:

Dia 30/10/2018 das 16h às 17h30min EIXO 08 - SALA 311 - 3º andar, Prédio 50. DOCÊNCIA DE LIBRAS: ONDE OCORRE ESSA FORMAÇÃO? Lucinara Bastiani Corrêa, Vantoir Roberto Brancher.


Dia 30/10/2018 das 16h às 17h30min EIXO 08 - Desenvolvimento Profissional e Formação Docente - SALA 312 - 3º andar, Prédio 50. FORMAÇÃO DOCENTE E LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA Carmem Silvia Rodrigues Pereira, Ana Iara Silva de Deus, Valeska Fortes de Oliveira.


Dia 1º/11/2018 das 10h30min às 12h EIXO 05 - Formação Discente e Espaços de Atuação - SALA 207 - 2º andar, Prédio 50. ATUAÇÃO DOCENTE NA PÓS-GRADUAÇÃO: REPRESENTAÇÕES E AÇÕES DOS PROFESSORES Vantoir Roberto Brancher, Valeska Fortes de Oliveira.


Mais informações no site https://www.pucrs.br/eventos/inst/xcidu/ . Em breve os trabalhos estarão disponíveis para consulta no sítio eletrônico do MAGMA no link publicações. Notícia elaborada por Taisson Pedrozo Cogo. 


Participantes do MAGMA lançam mais novo livro sobre Inclusão

No dia, 27/09/2018 ocorreu o lançamento de livro CAMINHOS POSSÍVEIS DA INCLUSÃO III: a educação especial e as políticas afirmativas, o qual foi publicado pela CRV EDITORA.

Esta é mais uma importante conquista do MAGMA- Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Inicial e Continuada de Professores - Campus Jaguari. A obra é o terceiro livro da série Caminhos possível a Inclusão. O Grupo, tem a pretensão de organizar, nesta série duas publicações anuais (contribuições para as obras ainda são aceitas até o dia 31/10/2018 os próximos livros em processo de organização terão como foco gênero e diversidade sexual. Os interessados podem buscar mais informações no site do Grupo de Pesquisa https://magma872.webnode.com , ou pelo e-mail vantoir.brancher@iffarroupilha.edu.br  ).

A obra conta com a participação de Professores/Pesquisadores e Estudantes de vários estados e Instituições Brasileiras. Em sua maioria as escritas são relatos de estudos e pesquisas desenvolvidos por professores e estudantes do IFFar. A obra foi organizada pela Professora Eliane Quincozes Porto do Campus Júlio de Castilhos, pela Psicóloga Paula Hosana silveira Biazus e pelo coordenador do grupo MAGMA professor Vantoir Roberto Brancher.

Para maiores informações acessar:

https://editoracrv.com.br/produtos/detalhes/33334-crv 


Participação no VII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade


O evento é parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O tema deste ano foi "Resistências e Ocupa(ações) nos espaços de educação".

Ocorreu entre 19 e 21 de setembro no CIDEC-Sul na FURG. Reuniu professores/as da rede pública e particular de ensino, profissionais da área da saúde, pesquisadoras/es, estudantes de graduação e pós-graduação, entre outros profissionais que atuam com as perspectivas do seminário.

Paula Biazus, integrante do Grupo MAGMA (Grupo de Pesquisas em Formação Inicial e Continuada de Professores), foi uma das participantes. Na manhã de sexta (21/09), a psicóloga e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT/UFSM), apresentou trabalho intitulado "Sobre aquilo que (não) se fala: "eu não sou esse... Gay que levanta a bandeira pelo próprio corpo"", trabalho este orientado pelo Professor Dr. Vantoir Roberto Brancher. O referido é excerto da pesquisa de dissertação da autora que busca conhecer os trajetos formativos e significações imaginárias de professores LGBT atuantes na rede EBPTT..

Professor do IFFar em parceria com professora da UFSM publicam capítulo de livro lançado no ENDIPE/2018


O Coordenador do Magma prof. Dr. Vantoir Roberto Brancher em parceria com a professora Drª. Valeska Fortes de Oliveira publicam capítulo de livro sobre Formação de Professores na Pós-Graduação. No capítulo intitulado DENTRE NARRATIVAS E DISPOSITIVOS DE FORMAÇÃO DOCENTE: reflexões a partir do fazer docente da/na pós-graduação os autores discutem os possíveis mecanismos de formação/qualificação do professor que atua no espaço da pós-graduação, bem como as dificuldades enfrentadas por estes profissionais para permanecerem atuando na Pós-Graduação Brasileira.

O artigo compõe Livro intitulado TERRITÓRIOS DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR, organizado pelas professoras Maria Auxiliadora Fidelis Barboza - Inês Assunção de Castro Teixeira - Maria do Perpétuo Socorro de Lima Costa. O livro foi lançado no XIX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Evento que aconteceu de 03 a 6 de Setembro de 2008 em Salvador - BA. Cabe ressalva de que o evento, na atualidade é o maior encontro Brasileiro de Didática e Prática de Ensino contemporâneo.

O livro conta com a participação de pesquisadores de todo o Brasil, os quais se dedicam a investigar o campo da Formação de Professores em especial da Pedagogia Universitária. A obra foi publicada pela CRV Editora e pode ser adquirida no seguinte endereço:

https://editoracrv.com.br/produtos/detalhes/32566-territorios-da-docencia-no-ensino-superior

Maiores informações contate vantoir.brancher@iffarroupilha.edu.br Notícia elaborada por Taisson Pedrozo Cogo e Josete Cardoso. 


Coordenador do Magma participa em Banca do ProfEPT do Instituto Federal Goiano 

Aos 10 dias do mês de setembro de 2018, no Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos, as 13h e 30min, na sala de funcionamento do ProfEPT, aconteceu a  apresentação e defesa de Qualificação de Mestrado em Educação Profissional Tecnológica (ProfEPT). O trabalho intitulado "Núcleo de atendimento às pessoas com necessidades específicas na Educação Profissional Tecnológica: obstáculos e superações em Institutos Federais!", de autoria da mestranda Rosângela Lopes Borges sob orientação do Prof. Dr. Marcos Fernandes Sobrinho. A banca avaliadora foi composta pelos seguintes membros: professor e coordenador do grupo MAGMA Dr. Vantoir Roberto Brancher (IF Farroupilha) - Membro Interno Titular, Prof.ª Dr.ª Aline Costa Couto (IF Fluminense) - Membro Interno Suplente, Prof.ª Dr.ª Dulcéria Tartuci (UFG-RC) - Membro Externo Titular e pelo Prof. Dr. Ricardo Gauche (UnB - Campus Darcy Ribeiro) - Membro Externo Suplente.

Maiores informações contate vantoir.brancher@iffarroupilha.edu.br Notícia elaborada por Taisson Pedrozo Cogo 

Bolsista FAPERGS apresenta trabalho no III SEC, simpósio de Educação e Ciências

A bolsista de iniciação científica, Alana Minuzzi Piazer, na sexta-feira 17 de agosto de 2018, apresentou trabalho no III SEC, simpósio de Educação e Ciências, evento do Instituto Federal Farroupilha campus Jaguari. O trabalho apresentado socializa as atividades desenvolvidas, assim como os primeiros achados do Projeto de pesquisa "Significações da docência na EBPT (Educação básica técnica e tecnológica)". A apresentação intitulada "Ser professor na EBPT" faz parte das pesquisas desenvolvidas no MAGMA -(Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Inicial e Continuada de Professores ) grupo esse, que tem por objetivo a formação inicial e continuada de professores tanto da Educação Básica, profissional e superior e está sob a coordenação do professor Dr. Vantoir Roberto Brancher.

Na oportunidade a acadêmica do curso de licenciatura em Educação do Campo e bolsista FAPERGS relatou sobre o trabalho desenvolvido no grupo, o andamento da pesquisa, seus primeiros resultados, a importância do trabalho e da pesquisa que está sendo realizada e quais os objetivos que se busca alcançar ao final do trabalho. Este foi o primeiro trabalho apresentado por Alana como bolsista de iniciação que vem participando do grupo de estudos, das pesquisas e organização dos trabalhos.

Maiores informações contate vantoir.brancher@iffarroupilha.edu.br                     Notícia elaborada por Taisson Pedrozo Cogo  

Coordenação do Grupo é entrevistado no dia do Pesquisador https://www.iffarroupilha.edu.br/noticias-jaguari/item/9842-dia-nacional-do-pesquisador

 Servidores e aluna do IFFar Santo Augusto publicam artigo sobre inclusão 

https://www.iffarroupilha.edu.br/noticias-sau/item/8723-servidoras-e-aluna-do-iffar-%E2%80%93-campus-santo-augusto-tem-artigos-publicados-em-livro-sobre-inclus%C3%A3o 

Vice- Coordenadora do Magma conquista bolsa CNPq    https://bit.ly/2LpPh1K 

Coordenador do Grupo realiza palestra sobre formação de professores na UERGshttps://www.uergs.edu.br/unidade-da-uergs-em-bage-realiza-coloquio-sobre-educacao-na-contemporaneidade 




Magma©Todos os direitos reservados. contatos vantoir.brancher@iffarroupilha.edu.br
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora